Não ao Sedentarismo

A lista dos benefícios da atividade física é grande. Uma vez adotada a prática regular de exercícios, ela contribui para a prevenção e para a reversão de limitações funcionais. Isso é particularmente importante quando se considera o aumento da expectativa de vida.

A pessoa de vida sedentária pode supor que será obrigada a um esforço muito grande para melhorar suas condições com o exercício e, por causa disso, sentir-se desestimulada a começar. Mas os esforços devem ser apenas um pouco maior do que aqueles feitos normalmente (e regulares). Mesmo de baixa intensidade, os exercícios da pessoa sedentária serão utilíssimos. Os benefícios podem ser observados tanto no aspecto físico como no psicológico. Alguns deles:

- Melhora cardiovascular: O músculo do coração fica mais forte e resistente. Isso ajuda a prevenir doenças cardíacas e pode contribuir para manter a pressão arterial em padrões normais para a idade. Também ocorre melhora no aproveitamento das gorduras dos alimentos e consequente diminuição de problemas com colesterol e aterosclerose.

- Vantagens para o esqueleto: Os exercícios conservam a massa óssea. Além de proteger contra fraturas, ajudam a evitar o desenvolvimento da osteoporose (o que é particularmente importante para as mulheres durante e depois do climatério).

- Efeitos psicológicos: A pessoa que se exercita regularmente tende a ter menos problemas com ansiedade e depressão e a ficar com sua autoestima elevada. Também passa a sentir mais confiança no seu corpo porque percebe que ele resiste bem aos esforços empregados na atividade. Por aumentar a oxigenação de todo o organismo, o exercício ajuda a melhorar a memória.

- Controle do peso: Ao aumentar o gasto calórico, os exercícios contribuem para prevenir a obesidade e, em consequência, as doenças relacionadas com o aumento do peso.
Todo exercício é bom: bicicleta, corrida, caminhada, natação, futebol, ginástica. Escolha o que for mais agradável para você. Não adianta achar que a natação é esporte completo se você não se sente bem na água. Quando o exercício traz prazer é muito mais fácil fazê-lo regularmente.

Vai demorar algumas semanas de exercícios regulares para você começar a perceber aumento na resistência física e na capacidade de trabalho. Mas com um pouco de paciência você chega lá.

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