HPV e vacinação: preocupação deve ser tanto das mulheres quanto dos homens

O que é HPV?

HPV significa vírus do papiloma humano. É um vírus que pode ser transmitido através do contato sexual. Durante a relação sexual ou sexo oral, o HPV pode fazer o seu caminho para os órgãos genitais, boca ou garganta e causar infecção.

O HPV sexualmente transmissível vem em mais de 40 variedades diferentes. O tipo do vírus determina quais os efeitos que este terá sobre o seu corpo. Certos tipos de HPV causam verrugas genitais. Outros tipos de HPV podem fazer as células se tornarem cancerosas. Você provavelmente já ouviu falar que o HPV causa o câncer cervical, mas também provoca cânceres menos comuns da vulva, vagina, pênis, ânus, cabeça e pescoço.

Sintomas

O que é complicado sobre o HPV é que ele não tem sintomas. Não há dor de garganta ou febre para que você saiba que foi infectado. A maioria das pessoas limpa a infecção por conta própria. Na verdade, você pode não ter absolutamente nenhuma ideia de que tenha sido infectado até que você comece a perceber verrugas genitais ou até fazer um teste de Papanicolau com resultados anormais, no caso da mulher.

Apesar de o HPV não ser tão bem conhecido entre as infecções sexualmente transmissíveis (DSTs), como herpes ou a sífilis, na verdade é a DST mais comum. Se você é sexualmente ativo, você tem uma chance de 50/50 de estar infectado com HPV em algum momento de sua vida. É por isso que a vacinação é tão importante.

Há duas vacinas contra o HPV. Qual é a diferença?

Existem 2 vacinas contra HPV, aprovadas pela ANVISA e disponíveis comercialmente no Brasil. Assim temos:

1. Vacina quadrivalente contra o papilomavírus humano (6,11,16 e 18)

2. Vacina bivalente contra o papilomavírus humano (16 e 18)

O que é a Vacina Quadrivalente contra HPV?

A Vacina Quadrivalente contra HPV é a primeira vacina para prevenção do câncer do colo do útero, lesões pré-cancerígena e verrugas genitais caudados pelo vírus HPV. É administrada numa série de 3 injeções intramuscular num período de 6 meses. A segunda e a terceira dose devem ser dadas 2 meses e 6 meses, respectivamente, após a primeira dose. Pode ser tomada por meninas e mulheres de 9 a 26 anos.

O que é a Vacina Bivalente contra HPV?

A Vacina Bivalente protege a mulher contra os dois tipos mais comuns do HPV (16 e 18) responsáveis por 70% dos casos de câncer de útero e pode ser tomada por meninas e mulheres de 10 a 25 anos. É aplicada em 3 doses no músculo deltóide.

A vacina contra HPV irá substituir o Papanicolau?

Não. A vacina veio para agregar. Uma boa cobertura do Papanicolau juntamente com uma vacinação terá uma maior efetividade de proteção.

Tenho que tomar a vacina contra o HPV?

A vacina contra o HPV é uma maneira importante para as mulheres se protegerem contra o câncer do colo do útero, que mata cerca de 4.000 mulheres por ano nos Estados Unidos. Porém não são somente as mulheres que devem se preocupar com a vacina.

Foi liberada em maio para o sexo masculino, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Dados mostraram que a procura do imunizante pelos homens é bem maior da que ocorreu em 2007, quando foi lançada apenas para mulheres. Os jovens e pais de adolescentes são os mais interessados na vacina.

Pode ser usada por homens e mulheres com idade de 9 a 26 anos. Ainda não está disponível na rede pública de saúde, mas pode ser encontrada em clínicas particulares de imunização. O custo é alto: cada frasco sai em média por R$ 370. Para ser eficaz, são necessárias três doses, que devem ser aplicadas em um período de seis meses. Também pode proteger homens e mulheres contra verrugas genitais. A vacina não é recomendada para mulheres grávidas, que devem aguardar o final da gestação tomá-la.

Com a colaboração de Brunilda Nazario e informações de Webmd.

Uma resposta para HPV e vacinação: preocupação deve ser tanto das mulheres quanto dos homens

  1. sandra disse:

    estou com um caroco na minha garganta que vejo quando abro a boca não doia levou muito tempo assim agora faz pouco tempo comesçou doer muito so para com remedios e estou com muito mal halito coisa que nunca tive isso quer dizer alguma coisa?????????????????

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree