Períodos menstruais intensos: miomas, pólipos e doenças do colo uterino são algumas das causas

O que pode causar um período menstrual mais intenso, com maior intensidade de sangramento e maior duração?

O sangramento menstrual mais intenso pode acorrer por diversos motivos. Primeiro é preciso ter certeza de que o fluxo aumentado não é uma característica própria da paciente – muitas mulheres possuem um fluxo fisiologicamente aumentado. Depois, precisa-se entender se o motivo do fluxo aumentado tem uma causa relacionada a uma disfunção hormonal (sangramento uterino anormal disfuncional) ou se há uma causa orgânica, ou seja, doenças uterinas como miomas, pólipos endometriais, pólipos cervicais e doenças do colo uterino.

Todas essas causas aumentam a “quantidade” de endométrio (tecido interno do útero que, no caso de não gravidez, descama todo mês) e com isso a menstruação torna-se mais volumosa. As causas hormonais são normalmente tratadas com anticoncepcional hormonal e a taxa de sucesso do tratamento costuma ser alta. Já as causas orgânicas têm tratamentos específicos e há a necessidade de avaliar a melhor terapêutica individualmente.

Por que esses períodos são também mais dolorosos?

Eles costumam ser mais dolorosos, pois o útero irá se “contrair” de forma mais vigorosa para conseguir descamar todo aquele endométrio aumentado descrito anteriormente. Essas contrações mais vigorosas podem originar as cólicas menstruais.

A intensidade da menstruação pode causar anemia?

Sim. Apesar de não ser algo comum, algumas mulheres apresentam uma anemia transitória devido à menstruação intensa e muitas vezes, pelo impacto negativo na sua saúde, precisam ser tratadas.

Quais são os sinais que indicam o fluxo menstrual intenso?

A medição do que é considerado intenso é muito difícil, mesmo para os ginecologistas. Diversas formas de “medir” a intensidade do fluxo já foram tentadas e nenhuma mostrou uma sensibilidade boa – a mais próxima do ideal relaciona-se ao número de absorventes utilizados diariamente. Sendo assim, considero que o mais importante é a queixa da paciente. Se há uma queixa de sangramento intenso com impacto na qualidade de vida, ele deve ser tratado, independente se ela usa mais ou menos absorvente que o considerado teoricamente intenso.

Os miomas podem causar períodos menstruais intensos?

Sim. Os miomas podem causar períodos menstruais intensos, justamente por aumentarem a superfície endometrial e, assim, a quantidade de endométrio.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico de mioma é feito pelo exame de ultrassonografia pélvica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree