Esqueceu de tomar a pílula? Veja o que fazer

pilula-anticoncepcional

E se eu não me lembrar até o dia seguinte? Devo parar de tomar a pílula ou tomo duas de uma vez?

Se a menstruação não descer, tome a pílula que se esqueceu o quanto antes. Caso tenha se lembrado somente no horário de costume, então tome as 2 juntas. Tomar o anticoncepcional até 12 horas após o esquecimento, geralmente, não interfere em sua eficácia e a menstruação não desce. Acima de 12 horas, em geral, ocorre a menstruação, então, interrompa a pílula. Caso a menstruação não desça, mantenha o uso do anticoncepcional, mas use um método associado (preservativo, por exemplo) em função da diminuição da eficácia.

E se eu me esquecer de tomar a pílula por dois dias ou mais? O que devo fazer?

Se menstruar neste período, pare a pílula e reinicie após 4 ou 7 dias (o mesmo intervalo da pílula que usa). Se não menstruar e esquecer por 2 dias, tome 2 comprimidos durante 2 dias. Depois, mantenha 1 comprimido por dia, usando método complementar para evitar a gravidez. Caso se esqueça por mais de 3 dias, pare e inicie nova cartela após o intervalo.

Quando a mulher se esquece de tomar a pílula por algum dia, ainda está protegida 100% por este método contraceptivo?

Esquecimento até 12 horas, sim; após, não. Portanto, use um método associado no mês (preservativo, por exemplo).

Após ter terminado a cartela, a mulher deve esperar 7 dias para começar uma nova. E se ela se esquecer de tomar no 7º dia? Há chances de ela engravidar?

Atualmente, temos anticoncepcionais com intervalo de 7 e de 4 dias. Depende da dosagem hormonal. Caso se esqueça de tomar no período previsto, deve iniciar a seguir, mas usar método complementar, pois a eficácia da pílula diminui.

É possível engravidar tomando a pílula corretamente?

Não. Se a mulher utilizar o anticoncepcional adequadamente, a gravidez não ocorrerá. No entanto, existem algumas situações em que há diminuição da eficácia da pílula. São elas: o uso de algumas medicações como, por exemplo, os antibióticos: na ocorrência de vômito próximo ao horário de uso de pílula, pois é eliminado o medicamento ou parte dele; em caso de diarreia, uma vez que o trânsito intestinal rápido interfere na absorção da medicação e, principalmente, no caso de doenças que dificultam a absorção intestinal.

Faz mal emendar duas cartelas sem o período de pausa?

Não. A mulher pode emendar cartelas por até vários meses, que isso não lhe trará nenhum prejuízo. Geralmente, o uso contínuo apresenta pequenos sangramentos (escapes ou spotting) de tempos em tempos (a cada 3 ou 4 meses, por exemplo), mas isso é normal e desaparece espontaneamente. Caso isso não aconteça ou o sangramento seja intenso, pare o intervalo de 4 ou 7 dias e inicie a cartela novamente.

A menstruação que ocorre no período de pausa da pílula é a mesma que ocorre para as mulheres que não tomam pílula?

Aparentemente, sim; mas fisiologicamente, não. O sangramento menstrual é decorrente de um estímulo hormonal que, geralmente, ocorre alguns dias após a ovulação não seguida de fecundação. A camada interna do útero apresenta modificações cíclicas. O sangramento no caso da pílula é um sangramento de privação hormonal. Não há ovulação e os hormônios do anticoncepcional, por serem constantes, mantém a camada interna do útero no mesmo padrão durante todo o tempo de uso. Se não tomado o anticoncepcional, há uma queda hormonal brusca, que leva ao sangramento semelhante à menstruação.

2 Resposta para Esqueceu de tomar a pílula? Veja o que fazer

  1. BRUNA disse:

    SE TOMAR 2 CARTELA DE ANTICONCEPCIONAL SEGUIDAS QUANDO DA O INTERVALO É NORMAL MESTRUAR SOMENTE UM DIA E COM POUCO FLUXO?

  2. katia disse:

    Sim é normal bruna,eu tomo direto uma cartela na outra e quase nem tenho sangramento,muda o fluxo quando tomamos sem intervalo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree