26 dicas para o bebê dormir bem

Muitas vezes, quando a criança é recém-nascida ou até os 3 ou 4 meses, ter um bercinho no quarto dos pais facilita as mamadas. Quando a criança está doente, também podemos deixá-la um pouco na cama dos pais até que ela se sinta mais confortável. O ideal é que a mãe ou o pai tenha um sofazinho no quarto da criança e deite-se no quarto com ela até que o bebê adormeça. Com o tempo, a criança passa a abrir mão da presença dos pais com mais facilidade, demonstrando ter mais segurança, mais independência e com autoestima mais elevada.

Quais as dicas do que deve ser feito para ajudar o bebê a ter uma boa qualidade de sono?

Quando o bebê chorar de madrugada, aguarde. Muitas vezes ele volta a dormir sozinho. Apenas em último caso vá ao quarto acalmá-lo. Evite levá-lo para dormir com você. Do contrário, ele repetirá o choro todas as noites.

  • Carinho é bom e todas as crianças gostam e acalma!
  • Brincadeiras leves ao final da tarde devem ser estimuladas, principalmente as que incitam o sono. Atividades muito intensas e motivadoras não devem ser praticadas muito próximo da hora de dormir, pois elas costumam tirar o sono da criança, a exemplo de videogames, internet, brincadeiras de correr, músicas eletrizantes, entre outras.
  • Ler uma história na hora de deitar resolve o problema pra muitos pimpolhos.
  • Uma conversa tranquila com o filho (a mãe deve sentar-se próximo à cama da criança) também é muito bem recebida.
  • Escolha um objeto que funcione como aviso da hora de dormir. Travesseiro, fralda, brinquedo. Tem criança que faz questão de dormir com seu boneco preferido ou um bichinho de pelúcia. Não faz mal algum.
  • Criar um ritual de sono é importante para muitas crianças. Vista o pijama, leve-a ao banheiro, leia uma história, faça uma oração, dê um beijo de boa-noite.
  • Após desejar boa-noite, saia do quarto. Não espere a criança fechar os olhos. Ela deve aprender a dormir sozinha.
  • Não tenha medo de dizer “não” à criança. Regra é regra e criança gosta de sentir o poder nos pais.
  • Nunca sinta pena do seu filho.
  • Apague as luzes do quarto.
  • A prática de um esporte é bom pra tudo, inclusive para um bom sono.
  • Um copo de leite morno de vez em quando não faz mal.
  • Um banho morno cai bem.
  • O lugar onde dormimos precisa refletir paz e sossego. Cores pastel ajudam.
  • Músicas de dormir, pra quem gosta, de vez em quando é uma boa solução.
  • Um ambiente tranquilo dentro de casa é fundamental.

O que é higiene do sono?

Uma boa higiene do sono é fundamental para todos, crianças e adultos, assim como é importante a nossa higiene corporal. Se a criança não tiver uma boa higiene do sono, ela não terá um sono reparador. É imprescindível manter hábitos saudáveis em casa para que seu filho tenha um padrão vigília-sono adequado. Estes fatores são chamados de higiene do sono e incluem:

  • Ter horários (mais ou menos) constantes para dormir e acordar. Procurar colocá-la na cama no início da noite, quando o sono costuma chegar.
  • Nunca adormecer seu filho no colo ou na sua cama e muito menos adormecê-lo balançando e andando de um lado para o outro. Essa prática “vicia” a criança e costuma gerar um sono prejudicado e crianças mais agitadas e inseguras.
  • Procurar levar a criança para dormir logo que o sono chegar. Ficar deitado e acordado na cama por muito tempo não ajuda na qualidade do sono.
  • Quarto de dormir é para dormir. Não usar o quarto para comer, estudar, ver TV, usar internet, etc.
  • Não deixar a criança dormir durante o dia. A noite sim foi feita para dormir.
  • Exercícios físicos somente umas 6 horas antes da hora de dormir.
  • Evitar bebidas estimulantes antes de dormir, como refrigerantes, chá, chocolate, etc.
  • Manter temperatura agradável no quarto, bem como silêncio.
  • Tratar qualquer causa física que possa prejudicar o sono da criança, como alergia, resfriado, rinite, bronquite, febre, infecções, etc.
  • Se seu filho não conseguir dormir, tente conversar com ele para ver se tem alguma razão. Procure sentar-se a seu lado por um tempo para dar-lhe proteção e segurança.

Alguns errinhos cometidos que podem ser evitados

Quem é mãe ou pai sabe o quanto o filho é sedutor e a capacidade que ele tem de nos fazer coisas que em outra situação jamais faríamos, portanto, mães e pais, jamais se sintam culpados. É verdade que mãe e pai erram muito, mas erram por amor e excesso de zelo. Quando perceberem que não estão fazendo o que deveria ser feito, respirem fundo… e façam, afinal, quem não quer o melhor para o seu filho?

Fique atento caso ocorra

Fadiga, cansaço, tensão, irritabilidade, choro fácil, queda no rendimento escolar, ansiedade, sonolência diurna, dores musculares e retraimento social. Crianças com padrão ruim de sono podem apresentar os sintomas acima citados.

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