O que é infertilidade?

infertilidade-em-homens-e-mulheres1

Uma doença que afeta um em cada dez casais em idade fértil. A infertilidade atinge mais de seis milhões de pessoas nos Estados Unidos, homens e mulheres igualmente. No Brasil, estima-se que aproximadamente dois milhões de casais venham a apresentar algum tipo de dificuldade ao longo de suas vidas reprodutivas.

Leia o que diz Dr. Christian Ferraz sobre infertilidade:

Este Chat é Patrocinado por: IAM – Instituto de Assistência a Mulher – Ultrassom 3D e 4D. A mais alta tecnologia a serviço da vida. Venha viver essa alegria.

Reporter: Quais são as principais causas da infertilidade na mulher?

Dr. Christian Ferraz: Quando falamos de infertilidade, temos que pensar sempre no casal. Essa é chamada de infertilidade conjugal. É sempre importante o homem ser avaliado também, já que 35% das causas estão no homem, e em 45% dos casos, as causas estão na mulher.  Existem situações onde, mesmo todas as condições sendo investigadas, não são encontradas causas aparentes da dificuldade de engravidar. Essa situação é chamada de infertilidade idiopática. Na grande maioria das vezes, a causa da infertilidade pode estar envolvendo fenômenos da ovulação da mulher. A mulher produz uma semente, um óvulo, a cada quatro semanas aproximadamente, que é o período ovulatório, e é nesse período que ela se encontra fértil para engravidar. Mas nem todas as mulheres têm essa ovulação de forma tão regular. A principal condição que leva a essa dificuldade ovulatória na população feminina ainda é a síndrome do ovário policístico, ou multicístico.

Reporter: Quando o Sr. recebe no seu consultório um casal que diz estar tentando há 2 anos conseguir uma gravidez sem sucesso, como o caso é conduzido?

Dr. Christian Ferraz: O conceito atual de infertilidade fala basicamente o seguinte: A gente considera um casal com dificuldade de engravidar ou com sintomas de infertilidade, ou subfertilidade, quando esse casal tenta por mais de 12 meses uma gravidez sem sucesso. Tentar 12 meses é normal. Acima de 12 meses é considerado uma situação que merece investigação e avaliação. Por 2 anos, já se caracteriza infertilidade.  O casal deve sempre ser investigado.

Dr. Christian Ferraz é Médico Pós-graduado em Ginecologia e Obstetrícia com título de especialista brasileiro pela FEBRASGO – Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree