Cólica na gravidez

images

A cólica na gravidez é normal, principalmente no início e fim da gestação.

No início pode-se referir à adaptação do corpo da mãe ao crescimento do bebê e no final uma das causas de cólica na gravidez pode ser o peso e movimentos do bebê.

A partir das 37 semanas a cólica na gravidez é esperada e normalmente se refere à proximidade da hora do parto.

Cólica no início da gravidez

No início de gravidez a cólica pode ser um dos sinais de que a mulher está grávida e ocorre devido ao crescimento do útero e a adaptação à implantação do embrião. Infecções urinárias ou vaginais, com corrimento, também são responsáveis pelo aparecimento de cólicas no início da gravidez.

Durante a gravidez, a acumulação de gazes no intestino pode causar cólica por ingestão de determinados alimentos como feijão, brócolis ou sorvete.

A cólica depois da relação sexual na gravidez é normal, pois o orgasmo provoca contração uterina.

Cólica no final da gravidez

A cólica no final da gravidez poderá significar que a hora do parto se aproxima. A cólica resulta da movimentação do bebê dentro da barriga ou do seu peso que pressiona músculos, ligamentos e veias, causando dor e desconforto.

Tratamento da cólica na gravidez

O tratamento da cólica na gravidez pode ser feito com paracetamol que deve ser indicado pelo médico obstetra para diminuir o desconforto.  Na maior parte dos casos a cólica melhora com a mudança de posição ou com relaxamento através da yoga ou atividade física na água, por exemplo.

Por outro lado, quando a cólica na gravidez é acompanhada de febre, sangramento, calafrios, vômitos ou dor ao urinar, no início ou no final da gravidez é importante procurar ajuda médica imediatamente.

A gravidez ectópica, que ocorre quando o embrião se implanta noutro local que não o útero,  é uma das maiores causas de cólicas na gravidez. O início de aborto espontâneo também pode ser acompanhado por cólicas, assim como viroses, intoxicações alimentares, apendicite ou infecções urinárias.

Fonte: Tua Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree