Doenças relacionadas à menopausa

yoga-para-aliviar-os-sintomas-da-menopausa1

Algumas doenças relacionadas à menopausa, que geralmente se manifesta a partir dos 40 anos, podem ser:

Cisto na mama

O principal sintoma do cisto na mama é o surgimento de um caroço na mama, que pode ser observado no autoexame da mama ou na ultrassonografia. Quando ele causa dor ou é muito grande, pode ser realizada punção aspirativa por agulha fina.

Câncer de mama

O câncer de mama pode gerar sintomas como caroço na mama e saída de líquido pelo mamilo e o seu tratamento pode durar meses ou anos, dependendo da sua gravidade. Além disso, o tratamento pode ser feito com radioterapia, quimioterapia ou cirurgia para retirada da mama, ou de parte da mama.

Pólipos uterinos

Os pólipos uterinos podem não causar sintomas, mas em alguns casos pode haver menstruação abundante, sangramento após a relação e dor pélvica. São mais comuns nas mulheres que fazem reposição hormonal e nas que não tiveram filhos. Seu tratamento pode ser feito com remédios ou cirurgia e raramente vira câncer.

Pólipos cervicais

Os pólipos cervicais podem não causar nenhum sintoma ou causar sangramento após o contato íntimo. São diagnosticados através do papanicolau e podem ser retirados com anestesia local na clínica, ou no hospital.

Cisto no ovário

Os cistos nos ovários são muito comuns devido as alterações hormonais, mas nem sempre geram sintomas. Quando causam dor, ou são malignos, o ginecologista poderá retirá-los através de uma laparoscopia.

Prolapso uterino

O prolapso uterino é mais comum nas mulheres que tiveram mais de um parto normal e provoca sintomas como descida do útero, incontinência urinária e dor no contato íntimo. Ele é causado pela fraqueza dos músculos pélvicos, proporcionada pela baixa de estrogênio e o seu tratamento é feito através de cirurgia para reposicionamento do útero, ou retirada do útero.

Câncer na vagina, colo do útero, endométrio ou ovários

Os cânceres mais frequentes na menopausa são os da vagina, útero, endométrio e ovário, que podem surgir devido as alterações hormonais. Eles podem gerar diversos sinais e sintomas como ardência ao urinar, sangramento vaginal fora do período menstrual, ou dor durante o contato íntimo. Seu tratamento é demorado e pode incluir radioterapia, quimioterapia ou cirurgia.

A menopausa é um período de transição que todas as mulheres passam marcada por intensas alterações hormonais e são estas alterações que facilitam o desenvolvimento, ou instalação, das doenças que citamos acima. Fazer a reposição hormonal de forma natural, ou com a utilização de medicamentos, é uma opção para aliviar os sintomas causados pela menopausa, mas que nem sempre é suficiente para evitar o risco destas doenças.

Fonte: Tua Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree