Tratamento para citomegalovírus na gravidez

gravidez-de-gemeos-como-descobrir

O tratamento para citomegalovírus na gravidez pode ser feito com medicamentos anti-virais, como o Aciclovir ou o Valaciclovir, por exemplo, ou com injeções de imunoglobulina, no caso de gestantes que foram contaminadas pela primeira vez na gravidez. Porém, ainda não há um consenso no tratamento para o citomegalovírus na gravidez, por isso é importante seguir as orientações do obstetra que acompanha a gravidez.

Os sintomas do citomegalovírus na gravidez como febre, dor nos músculos, inflamação e dor nas axilas geralmente não estão presentes, por isso é importante que a grávida faça um exame de sangue, que está incluído nos exames de rotina do pré-natal, para avaliar se está ou não infectada.

citomegalovírus na gravidez pode ser transmitido para o bebê pela placenta e na hora do parto, principalmente se a gestante foi infectada pela primeira vez na gravidez, podendo causar problemas como parto prematuro, surdez, malformações do feto ou retardo mental. Neste caso, o obstetra pode indicar que a gestante realize mais ultrassons e amniocentese para ver se o bebê está infectado.

Tratamento para citomegalovírus no bebê

Se o bebê foi contaminado pelo citomegalovírus na gravidez, ele pode nascer sem sintomas como a surdez ou o retardo mental, por exemplo, mas, se não for tratado, estas complicações podem surgir. Neste caso, o tratamento para o citomegalovírus no bebê pode ser feito com medicamentos antivirais, como o Ganciclovir, por exemplo e deve ser feito logo após o nascimento.

No entanto, durante o pré-natal, é possível detectar se o bebê contaminado já apresenta algum problema ainda dentro da barriga da mãe como aumento do tamanho do fígado e do baço, diminuição do tamanho da cabeça, alterações no sistema nervoso ou problemas cerebrais, por exemplo. Nestes casos, a interrupção médica da gravidez pode ser uma opção de tratamento.

Fonte: Tua Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree