AFINAL, DIETA FUNCIONA MESMO?

dieta_gineco_materia

A todo o momento nos deparamos com dietas milagrosas que prometem eliminar os quilos indesejados em poucas semanas. Cada uma com sua estratégia mirabolante, seja ela de só comer proteínas, cortar todos os carboidratos, só ingerir líquidos, ou de não comer após determinado horário, os regimes instantâneos ganham cada vez mais adeptas que não sabem os perigos de uma dieta sem acompanhamento profissional.

Perder peso em pouco tempo e com saúde não passa de mito. Ao restringir sua alimentação à determinada comida ou mudar os horários de sua refeição você está causando uma mudança brusca do fornecimento de nutrientes para o seu organismo, o que pode gerar prejuízos a sua saúde, como dores de cabeça, enjoos, e até mesmo alguma doença por carência de alguma substância.

Para perder peso com saúde é preciso, acima de tudo, de uma alimentação equilibrada, disciplina e empenho. A dieta deve fornecer ao seu organismo tudo o que ele precisa, sem excessos, como açúcares e gorduras. Ingerir carnes grelhadas, frutas, legumes, verduras frescas, e no mínimo dois litros de água durante o dia é o primeiro passo para perder os quilinhos indesejados.

Além da alimentação saudável, a dedicação também deve estar presente na hora de se exercitar. Praticar atividade física com regularidade, pincipalmente as aeróbicas, como a corrida, ajuda a perder as calorias mais rapidamente quando aliadas a uma rotina de refeições equilibradas.

Lembre-se, antes de apostar em dietas milagrosas aposte na sua saúde. Pois, é possível sim emagrecer de forma saudável, mantendo a saúde em dia e alcançando a forma física tão desejada.

Veja também algumas dicas para manter o peso com saúde durante o inverno!

Fontes:
OLIVEIRA, Monica Alves; GUERRA, Ingrid Conceição Dantas; CAVALCANTI, Zaíra Queiroga; OLIVEIRA, Sônia Cristina Pereira. Análise de Dietas de Revista: o Perigo das Dietas da Moda. UFPB-PRG, 2007.
PACHECO, Cristina Queiroz; OLIVEIRA, Mara Aparecida Magalhães de; STRACIERI, Adriana Pereira Medina. Análise Nutricional de Dietas Publicadas em Revistas não Científicas destinadas ao Público Feminino. Revista Digital de Nutrição; v.3; n.4.; p.346-361; fev/jul. MG, 2009.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree