Ações hoje podem ajudar a prevenir ou minimizar os efeitos de um problema cardíaco.

heart_doctor

Muitos médicos defendem que a melhor maneira de se evitar uma doença é ficar de olho nos que eles chamam de fatores de risco, embora não seja possível controlar todos os elementos que eventualmente levem a uma doença do coração. No caso do histórico familiar, muitas vezes a questão vai além da genética. Isso porque também é preciso considerar que o que faz uma doença ser comum em determinada família é o ambiente e o comportamento: tendência a comer os mesmos alimentos, ser fisicamente ativo ou não e fumar, por exemplo.

Também não dá para controlar a idade e o sexo, dois outros fatores que influenciam no risco de problemas cardíacos, embora as mulheres possam contar com o estrogênio como uma proteção contra doenças do coração.

No entanto, nossas ações hoje podem ajudar a prevenir, atrasar ou minimizar os efeitos de um problema cardíaco e o segredo está nos fatores de risco que podemos controlar. Colesterol, pressão alta e diabetes são os principais, e todos eles podem e devem ficar sob observação.

Para que a pressão sanguínea fique estável e no nível adequado, o colesterol apresente bons resultados e a diabete seja evitada ou fique sob controle, mudanças no estilo de vida são importantes:

  • não comece a fumar e, se você fuma, faça de tudo para parar;
  • seja ativa: escolha uma atividade física que goste e tente fazê-la todos os dias, por pelo menos 30 minutos;
  • limite o consumo de bebidas alcoólicas, já que elas ajudam a aumentar a pressão;
  • alimente-se bem, consumindo pelo menos cinco porções de frutas e vegetais diariamente, controlando o sal e reduzindo a ingestão de gorduras;
  • mantenha um peso saudável.

Isso tudo pode ter início hoje mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree