Tudo o que você pode fazer para não pegar toxoplasmose na gravidez

coisas-mulher-gravida-pode-fazer1

Para não pegar toxoplasmose durante a gestação é importante optar por beber água mineral, comer carne bem passada e ingerir legumes e frutas bem lavadas ou cozidas, além de evitar comer salada fora de casa e lavar as mãos várias vezes ao dia, por exemplo.

Geralmente, a probabilidade de infeção da toxoplasmose vai aumentando com o avanço da gestação, porém sua contaminação é mais perigosa no 1º trimestre de gravidez e algumas medidas para prevenção da toxoplasmose na gestação, podem ser:

1. Lavar bem as mãos

Para prevenir a toxoplasmose é fundamental lavar as mãos:

  • Antes e depois de preparar os alimentos;
  • Sempre que tocar em terra do jardim;
  • Depois de mexer no saco do lixo;
  • Após manusear alimentos crus, como legumes ou carne;
  • Após tocar em animais, nomeadamente gatos ou em seu pertences, como areia, fezes ou brinquedos.

Uma boa estratégia neste momentos é calçar luvas e a seguir jogá-las no lixo, porém é na mesma importante realizar a higiene das mãos, já que evita a propagação dos micro-organismos. Veja como lavar as mãos em: Como lavar bem as mãos.

2. Lavar e cozinhar os alimentos

Uma forma de prevenir a contaminação é optar sempre por fruta e legumes cozidos e por carne bem passada, no entanto, se comer frutas e legumes cruas deve lavá-los e desinfetá-los antes de ingeri-los. Veja como fazer em: Como lavar bem frutas e verduras.

Além disso, não deve comer saladas cruas fora de casa nem tocar na casca do ovo e, se o fizer deve lavar de imediato as mãos. Também é importante guardar os alimentos crus separados dos alimentos cozidos para evitar a contaminação e descongelar na totalidade os alimentos antes de os cozinhar, além de lavar bem com água e sabão os utensílios usados para eliminar as chances de contaminação.

3. Beber água mineral

Deve-se preferir água mineral, que vem em garrafa ou beber água filtrada e fervida, evitando ingerir água da torneira ou do poço, pois o risco da água estar contaminada é maior.

Além disso, não deve consumir leite e seus derivados crus, mesmo que seja de vaca ou cabra.

3. Evitar o contato com animais domésticos

Para evitar a toxoplasmose na gravidez, deve evitar o contato com animais, principalmente gatos de rua, pois, o gato é uma das principais formas de transmissão desta doença.

No caso de ter gatos em casa, deve evitar tocar na areia e nas fezes do animal e, se tiver mesmo que limpá-las, deve fazê-lo diariamente, usando luvas e pá e lavando as mãos e jogando no lixo as luvas logo depois, além de levar o gato ao veterinário conforme sua indicação.

Também é importante alimentar os gatos apenas de carne cozida ou ração, de modo a evitar o desenvolvimento de micro-organismos que podem contaminar a grávida.

Como tratar a toxoplasmose na gravidez

O tratamento para toxoplasmose durante a gravidez, normalmente, varia com a gravidade da infecção da grávida e depende da idade gestacional, sendo necessário fazer um exame de sangue para confirmar a doença, que normalmente, não causa sintomas na grávida mas que pode ser muito perigosa para o bebê, podendo levar a aborto ou o bebê nascer com problemas como atraso mental, hidrocefalia ou cegueira, por exemplo.

Normalmente, para fazer o tratamento, são indicados antibióticos, como a espiramicina, sulfadiazina ou pirimetamina, por exemplo.

Fonte: Tua Vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree