Pergunte ao Doutor

Oscilações femininas
O que é endometriose e quais são os fatores de risco para a doença?

No interior do útero cresce um tecido, chamado endométrio, que é renovado mensalmente e liberado do corpo na forma de menstruação. Quando esse tecido se desenvolve do lado de fora do ambiente uterino – na parede da pélvis, bexiga, trompas, ovários, abdômen e até no intestino -, chamamos de endometriose. A maioria dos especialistas acredita que o problema esteja relacionado às oscilações hormonais decorrentes do período menstrual. No entanto sua real causa ainda permanece desconhecida.

Dentre os fatores relacionados com a endometriose, estão o imunológico, o nutritional, o emocional e a gestação tardia. Mulheres que têm filhos em idade jovem são menos propensas a apresentar o problema, pois a gravidez tem um papel protetor. O uso de anticoncepcionais orais também parece atuar nesse sentido.

Sabe-se, porém, que se a irmã ou mãe de uma mulher apresenta endometriose, suas chances de apresentar o problema são sete vezes maiores do que aquelas que não têm parentes com o distúrbio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree