Pergunte ao Doutor

pergunte_ao_dr_600

Leitora diz: Sou casada, tenho 30 anos e quatro filhos Fiz uma consulta na qual constataram a presença de papiloma em meu seio. Gostaria de saber quais as causas desse papiloma e suas conseqüências.

Resposta: Durante o período de amamentação, a produção do leite ocorre no tecido da mama. Posteriormente, o leite materno escorre do interior da mama até o bico do seio. Papiloma é a presença de lesão com projeções para para dentro desses canais. Existem duas formas de lesões: papiloma solitário e papilomas múltiplos. O papiloma solitário ocorre mais próximo do bico do seio e causa o aparecimento de secreção escura. Os papilomas múltiplos localizam-se mais no interior da mama A maioria dessas lesões é benigna, mas existe a possibilidade de elas estarem associadas ao câncer. Devido a isso, a conduta terapêutica é a biópsia da lesão.

Leitora: Tenho muitas cólicas há vários anos. O que é endometriose e qual o tratamento?

Resposta: O tecido que reveste a cavidade do útero é chamado de endométrio. A cada ciclo menstrual o endométrio cresce e descama formando a menstruação. Endometriose é a presença de endométrio fora da cavidade do útero. O local mais freqüente de endometriose é na superfície dos ovários. Portanto, durante o período menstrual não só o endométrio da cavidade uterina descama formando a menstruação, como também, o endométrio anormal da superfície dos ovários sangra e nesse caso para dentro da barriga, sendo causa freqüente de cólicas e de infertilidade. Para o diagnóstico é necessário fazer o exame ginecológico e ultra-sonografia. Porém, a certeza do problema só é obtida através da Videolaparoscopia Cirúrgica, em que o médico pode fazer o diagnóstico e tratar com retirada e cauterização das lesões de endometriose. Após a cirurgia é necessário iniciar tratamento clínico com uso de medicações específicas. A mulher com endometriose necessita controle médico constante para evitar o retorno da doença.

Leitora: Tenho 40 anos, gostaria de saber se no ato da relação sexual sair da vagina secreção como nata de leite e em pedaços, se isto é candida?

Resposta: A sintomatologia causada pela cândida é caracterizada por corrimento de coloração esbranquiçada, formando grumos, acompanhado por ardência, coceira e em alguns casos dor na relação sexual. Algumas mulheres pode se queixar apenas do corrimento como você, sem coceira ou dor.

Sempre é necessário a confirmação da presença da cândida, que é feita com o exame ginecológico com colheita de amostra do corrimento, para analise no microscópio pelo exame de lâmina a fresco ou através do exame de Papanicolau (Preventivo do câncer ginecológico). O tratamento será com uso de cremes ginecológicos e/ou com medicação oral.

Pergunte ao Doutor você também. Envie sua pergunta em comentários nessa categoria.

5 Resposta para Pergunte ao Doutor

  1. Lúcia disse:

    Olá, Dr. Christian. Prabéns pelo blog… excelente sua iniciativa de criar um espaço onde possamos trocar experiências e nos informar sobre saúde. Quero compartilhar uma experiência com os leitores desse blog, em especial as leitoras. Já tive endometriose, recebi um diagnóstico dizendo que eu jamais poderia engravidar. Cheguei até a pensar que seria tarde de mais mesmo. Mas não desanimei, busquei tratamento médico, fiz uma série de exames e por fim fiz uma inseminação artificial para engravidar. resultado: hj tenho 2 lindos filhos. Amigas, não desanimem. Endometriose tem tratamento. Que Deus abençoe a todas

  2. Margarida disse:

    Lúcia, adorei seu comentário. Tenho endometriose, agora fiquei muito animada ao saber da sua luta e da sua vitória. Se Deus quiser, conseguirei minha vitória tbm, amiga. bjooss

  3. Regina disse:

    Minha luta tbm não é diferente… quase desisti de ter filhos por causa da endometriose. fiz o tratamento todo certinho. agora estou na quinta semana de gravidinha. bjosss

  4. Leila disse:

    O tratamento para endometriose é caro? alguém saberia me responder? brigadinhaaa

  5. Lúcia disse:

    Não é caro, não, miguxa… e o prazer de vencer essa luta não tem preço, é egual ao mastercard hehehehe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree