Anovulação

CRISTIAN-FERRAZ-300x1511

Porque aparece
Causa comum de irregularidade menstrual e anovulação é a síndrome dos ovários policísticos (SOP). Mulheres com essa síndrome freqüentemente apresentam outros sintomas como aumento de pêlos no corpo, acne e obesidade. Ocorre também uma disfunção na glândula hipófise – responsável pela produção de hormônios – e resistência à insulina. Outras condições que podem interferir com a ovulação são:

  • Hipertireoidismo – excesso de funcionamento da glândula tireóide;
  • Intensos e longos exercícios físicos, típicos de competidoras, ginastas profissionais e corredoras de maratona;
  • Índice de massa corporal muito baixo, comum em bailarinas excessivamente magras ou jovens anoréxicas;
  • Etresse – ansiedade e outras formas de estresse emocional podem influenciar o ciclo menstrual e a ovulação.

Diagnóstico
O principal sintoma da anovulação é menstruação irregular, escassa ou mesmo nenhuma. Períodos irregulares são sinal de níveis anormais de hormônios na circulação, o que pode acontecer devido a problemas em alguma das partes do organismo que se comunicam para que o ciclo reprodutivo ocorra: as glândulas endócrinas localizadas no cérebro e os ovários. Para diagnosticar anovulação o médico pode solicitar exames de sangue e de imagem, como ultrassom, tomografia e até laparoscopia.

Riscos
Um dos motivos que faz com que a falta ou a irregularidade do ciclo menstrual não seja saudável é que, quando isso acontece, os níveis de estrogênio tendem a se manter baixos, aumentando o risco de osteoporose.

Tratamento
Tratar a causa da anovulação é o que irá restaurar os ciclos menstruais regulares. Por exemplo, mulheres com SOP tratadas com medicamentos que aumentem a sensibilidade à insulina têm maior probabilidade de ovular e, também, de engravidar. Se ter um filho não faz parte do objetivo, um grande número de mulheres pode se beneficiar com o uso da pílula anticoncepcional. Ela melhora os sintomas de aumento de pêlos, acne e irregularidades no ciclo menstrual e ainda aumenta os níveis de estrogênio, preservando a densidade óssea. Mas somente o ginecologista pode estabelecer a causa do problema e recomendar o melhor tratamento.

Quando procurar o médico
Até três ciclos menstruais irregulares ao ano são considerados normais pelos especialistas, mas se a menstruação não aparece por três meses seguidos e a gravidez foi descartada, é bom marcar uma consulta com o ginecologista.

Prevenção
Algumas causas da anovulação não podem ser evitadas. A síndrome dos ovários policísticos, por exemplo, tem como causa mais provável herança genética. Mas é possível evitar exercícios muito intensos sem acompanhamento medico, assim como dietas extremas. Também é importante aprender a lidar com a ansiedade e o estresse, mantendo um estilo de vida saudável com alimentação equilibrada e atividade física regular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree