Toda mulher sexualmente ativa precisa de acompanhamento ginecológico regular

A consulta anual ao ginecologista é a oportunidade de avaliar o estado geral de saúde, examinar os seios e o aparelho genital e solicitar exames laboratoriais importantes, como o Papanicolau, que pode diagnosticar doenças que ocorrem no colo do útero, detectando inclusive o risco do aparecimento de câncer.

No caso de fazer uso contínuo de algum medicamento, mesmo que sejam as modernas e seguras pílulas anticoncepcionais de baixa dose, as visitas ao médico são ainda mais recomendadas para garantir o bem-estar e a eficácia do produto.

Em geral, o melhor momento para marcar as consultas é uma semana após o final da menstruação – nesse período os seios estão menos sensíveis, tornando o exame de mamas mais confortável. O fato de não estar menstruada também ajuda na coleta de material para o exame Papanicolau e não prejudica seus resultados.

Um dia antes da visita ao ginecologista é aconselhável não usar nenhum produto vaginal ou ducha. Também não é recomendado ter relações sexuais nas horas que antecedem a consulta, para não interferir nos exames.

Esse momento também é importante para esclarecer dúvidas ou pedir aconselhamentos, por isso é fundamental que você tenha confiança no seu médico. Para não esquecer nada, leve anotadas as questões que gostaria de tratar e não saia do consultório com incertezas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree