Espaço Cultural

Os psicólogos Fátima Protti e Oswaldo M. Rodrigues Jr. tem pesquisado a fundo questões sexuais nas últimas décadas e dentre elas durante três anos estudaram sobre um tema exclusivo, o vaginismo, que atinge de 2 a 6% da população feminina provocando sofrimento para as mulheres e seus parceiros.
O Vaginismo é um problema que impede algumas mulheres de ter uma relação sexual completa porque a penetração não é possível ou acontece de forma parcial devido a contrações involuntárias dos músculos da entrada vagina.

Nestas mulheres aparecem os sentimentos de frustração, baixa auto-estima, inferioridade e problemas no relacionamento amoroso.
A procura de tratamento focado na disfunção tem sido um problema que aflige a todas que o procuram.
No livro os psicoterapeutas contam sobre as inúmeras causas da disfunção e formas cientificamente provadas e práticas para vencer o problema. Além disso, baseados nos relatos durante o tratamento com um grupo de pacientes, os psicoterapeutas perceberam que existem melhores formas para se lidar com o problema no consultório, reconhecendo técnicas psicoterápicas e comportamentais para a superação desta disfunção sexual.

A leitura do livro tem ajudado mulheres na identificação do problema e abre uma oportunidade de busca adequada para o tratamento.

Livro: Ciume – O Lado Amargo do Amor – Eduardo Ferreira Santos

Muitas vezes idealizado e até romantizado, o ciúme – esse sentimento tão comum aos seres humanos que amam – é, no entanto, expressão de desconfiança e insegurança. Se, de início, as demonstrações de posse podem até apimentar o relacionamento, com o tempo tornam-se expressões cada vez mais descontroladas do medo de perder o ser amado. Neste livro, o psiquiatra Eduardo Ferreira Santos mergulha fundo no tema do ciúme, explicitando suas causas e as conseqüências dramáticas para as relações afetivas – como dependência, perda de auto-estima e até distúrbios psicológicos graves -, apontando possíveis saídas para situações neuróticas. Afinal, o ciúme acaba transformando o amor, sentimento altruísta por natureza, no mais exacerbado egoísmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree